Março Amarelo, entenda o que é


O mês de março marca a campanha “Março Amarelo”, que trata da conscientização sobre a doença da endometriose, que ataca as mulheres e acomete o útero. A doença tem ligação com os hormônios femininos e pode também prejudicar a gravidez.


O ginecologista Mauro Aguiar fala sobre a doença. “A endometriose é uma doença benigna caracterizada pela presença de um tecido chamada endométrio que só deveria existir dentro da cavidade uterina. Na endometriose, esse tecido começa a surgir em outros locais fora do útero, no ovário e no intestino. A presença desse tecido no lugar errado faz com que essas pacientes desenvolvam essa doença”, explicou.


O médico fala também sobre os sintomas da doença. “A endometriose é dita como silenciosa porque seus sintomas muitas vezes são confundidos pela paciente e pelo médico geral. A paciente que tem a doença normalmente tem um quadro muito típico de dor ao menstruar, essa dor é progressiva e vai se tornando incapacitante com o tempo, mas na nossa sociedade é muito comum a mulher julgar que a cólica menstrual é um sintoma normal, que não tem ligação com doença e isso atrasa o diagnóstico”, afirmou.


A endometriose pode afetar a gravidez. “Acredita-se que metade das pacientes que tenham infertilidade sem causa aparente, na verdade elas têm endometriose e é uma doença que é muito sacrificante para a qualidade de vida da mulher nesse sentido, porque ela além de ter uma vida dificultada pela dor, também tem uma dificuldade para realizar o sonho de ser mãe”, finalizou.


Recomendações

Diante de sintomas de cólica menstrual ou dificuldade de engravidar, a recomendação é que a mulher procure um ginecologista para que possa ser tratada de forma adequada.


Casos diagnosticados

Só no Brasil, já foram diagnosticados anualmente mais de seis milhões de casos da doença.


Fonte: Rádio Jornal

0 visualização

Nossos Serviços 

Funcionamento

- Planos Individuais

- Planos para Família 

- Planos Empresariais

- Planos Odontológicos

Seg - Qui: 8:00 - 18:00

Sexta: 8:00 - 17:00

Contate-nos

Rua Gervásio Pires, 234, 7º Andar

Boa Vista - Recife, PE - 50060-090

Tel: (81) 3037-1414

objetivosegurospe@gmail.com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram

© 2013 por O Divulgador.