top of page

Dia Mundial da Alergia


Nesta segunda-feira (08) é comemorado o Dia Mundial da Alergia. A data, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi criada com o intuito de alertar as pessoas sobre a importância do assunto, já que em alguns casos a alergia pode causar a morte.


O mecanismo que dispara a alergia é o mesmo que o sistema imunológico usa para defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como as bactérias, por exemplo. Porém, em algumas pessoas, o organismo apresenta uma sensibilidade anormal desencadeada por alguma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento ou mesmo a poeira da casa.


Os principais tipos de alergia são as alimentares, que geralmente se manifestam com inchaço ou coceira nos lábios, diarreia, vômitos, rouquidão e na pele, que tende a ficar mais sensível, áspera e irritadiça. As respiratórias causam espirros, coriza, coceira nos olhos, falta de ar, tosse e dores de cabeça. As alergias medicamentosas variam de efeitos mais moderados, como náusea e vômitos, à anafilaxia (dificuldades respiratórias). Além disso, também existem alergias causadas por insetos ou pelos de animais.


A alergia não tem cura, apenas controle. No primeiro sintoma, a pessoa deve procurar um pediatra, clínico geral ou um alergologista. Se diagnosticada, deve-se iniciar um tratamento para combater a crise alérgica. Usualmente são utilizados anti-histamínicos, corticóides e vasoconstritores nasais. Também sendo possível, o médico indicar imunoterapia com vacinas e tratamentos orais.


Fonte: Blog Saúde e IMIP

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page